A população pediátrica tem uma abordagem médica e terapêutica muito especial,pois precisamos analisar a patologia e suas consequências sob a luz do desenvolvimento infantil. Logo, a reabilitação infantil visa ao reestabelcimento de funções ou mesmo a aquisição delas aliado ao desenvolvimento neuropsicomotor próprio de cada faixa etária.
A criança pode ser acometida de doenças desde o período pré e peri-natal (síndromes genéticas, mal-formações congênitas, sequelas de síndromes convulsivas, problemas de parto entre outras) até o final da adolescência (como sequelas de meningite, amputações, traumatismos, paralisias, alteração da marcha, entre outros). A avaliação funcional engloba o andar, a comunicação (fala, audição, visão, escrita), o raciocínio/cognição, interação social e desempenho escolar e a capacidade de executar as tarefas básicas de vida diária. Após uma avaliação funcional completa, é possível identificar se a abordagem terapêutica adequada será a cirúrgica ou a conservadora.
Neurocirurgia Pediátrica
A Neurocirurgia Pediátrica destina-se ao tratamento de neonatos, lactentes, pré- escolares e adolescentes com doenças que englobam o sistema nervoso incluindo o encéfalo e medula espinhal bem como as deformidades do crânio e doenças da coluna vertebral pediátrica. Destacam-se neste contexto as deformidades cranianas (Escafocefalia, Trigonocefalia, Plagiocefalia, Braquicefalia), os tumores encefálicos (Meduloblastoma, Ependimoma, Astrocitomas, Gliomas...), as alterações hidrodinâmicas (Estenose de Aqueduto, Cistos de Aracnoide, Síndrome de Dandy Walker, Hidrocefalia Congênita), as malformações do sistema nervoso (Encefalocele, Mielomeningocele), deformidades da coluna vertebral (Síndrome de Arnold Chiari, Lipomielomeningocele), doenças vaculares encefálias (Síndrome de Moya-Moya, Aneurismas Cerebrais, Malformações Artério-Venosas, Fístulas Durais), dentre outras.
Reabilitação infantil
A reabilitação infantil pode requerer tratamento multidisciplinar (fisioterapeutas, psicológicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, pedagogos), coordenado pelo medico fisiatra, visando ao ganho e acompanhamento das aquisições neuropsicomotoras, estimulando ao máximo a capacidade funcional da cada criança. As estratégias valem-se avaliação global, estimulação precoce, uso de órteses/próteses/meios auxiliares de marcha quando necessários, uso de medicações, procedimentos (aplicação de toxina botulínica, bloqueios anestésicos, etc) e estratégias para melhor rendimento de terapias.
Aqui na ActMed você encontrará médicos e terapeutas especializados na reabilitação pediátrica, trabalhando em conjunto com os pais e familaires para o desenvolvimento infantil.
Ainda tem dúvidas? Ligue para (11) 2659-5004, mande um WhatsApp (11) 98534-0078 ou se preferir, agende uma avaliação agora mesmo pelo nosso formulário clicado aqui.