A avaliação neuropsicológica é um método de investigação do funcionamento cerebral a fim de mapear o perfil cognitivo de cada indivíduo. Dentre as funções investigadas estão a atenção, a memória, a linguagem, a capacidade de resolução de problemas, a organização e o planejamento, as habilidades aritméticas, entre outros.
Como é feita a avaliação neuropsicológica
Na avaliação neuropsicológica o paciente é submetido a uma série de questionários, testes e escalas. A técnica se baseia, sobretudo, na exploração das capacidades de cada indivíduo.
Na avaliação cognitiva usual, por exemplo, as funções mentais são investigadas. Além de avaliar memória, capacidade de raciocínio e de linguagem. As chamadas funções executivas também passam pela análise do teste. Competências para planejamento, controle, organização mental, entre outras, são consideradas durante o procedimento cognitivo. Isso se deve a testes normatizados, capazes de apontar resultados quantitativos e qualitativos de cada função.
Para que serve a avaliação neuropsicológica
Muitas pessoas se perguntam sobre a real necessidade desse tipo de avaliação. No que ela pode contribuir para a cognição de cada paciente? A verdade é que ela possui uma série de aplicações.
O procedimento é realizado tanto em pessoas que foram vitimadas por algum tipo de dano ou lesão cerebral, quanto por qualquer paciente que necessite verificar o respectivo funcionamento cognitivo. Confira suas principais funções.
- Identificar quadros de desordem neurológica, tal como demência, derrames, traumatismo craniano, etc;
- Fazer o devido discernimento entre patologias associadas a síndromes psicológicas e neurológicas;
- Fazer o acompanhamento do paciente que esteja sendo submetido a uma recuperação cognitiva ou evolução de um problema neurológico;
- Fazer o levantamento preciso do funcionamento cognitivo do paciente. Dessa forma será possível recomendar a reabilitação mais eficiente para cada tipo de disfunção;
- Realizar a orientação mais precisa para os familiares do paciente;
Um paciente com déficit de atenção que recebeu o diagnóstico graças a esse tipo de exame, por exemplo, poderá ser beneficiado com a detecção do teste. Mediante esse cenário, o problema detectado no teste pode ser atenuado por meio de terapias e administração de medicamentos.
Com essa avaliação será possível contribuir para a criação e adequação de estratégias interpessoais visando mais qualidade de vida e autonomia para o paciente.
Ainda tem dúvidas? Ligue para (11) 2659-5004, mande um WhatsApp (11) 98534-0078 ou se preferir, agende uma avaliação agora mesmo pelo nosso formulário clicado aqui.