A fisiatria é um segmento da medicina que realiza a prevenção e o tratamento de doenças associadas a limitações físicas e dores crônicas. O fisiatra tem a função de restabelecer a funcionalidade do paciente, além de melhorar aspectos físicos e sociais.
A fisiatria é um segmento da medicina que realiza a prevenção e o tratamento de doenças associadas a limitações físicas e dores crônicas. Existe uma variedade de procedimentos que a compreende. O médico fisiatra tem como objetivo o restabelecimento da funcionalidade do organismo do paciente, bem como melhorar aspectos físicos e sociais do mesmo.
O que é?
A fisiatria é o ramo da medicina que abrange a prevenção, o diagnóstico e o tratamento conservador de uma série de patologias. Comumente ela é indicada para pacientes acometidos por alguma condição limitadora, ou deficiência oriunda de doenças neurológicas, musculoesqueléticas, oncológicas, ou dores crônicas.
Cabe ao médico fisiatra encaminhar o paciente para o tratamento não cirúrgico mais adequado. O profissional nessa área é especializado em amenizar ou reverter quadros de dor e restabelecer a funcionalidade física. Ou seja, sua função é oferecer qualidade de vida para o paciente, já que o abrandamento de limitações físicas é o cerne da especialidade.
Além dos benefícios físicos, esse tipo de medicina física e reabilitação proporciona melhorias psicológicas e sociais para quem sofre com problemas limitadores. A fisiatria prioriza a integração biopsicossocial do indivíduo acometido por doenças que, muitas vezes, prejudicam o paciente em vários âmbitos da vida.
Apesar da maioria dos médicos fisiatras terem formação ampla, muitos se especializam em uma área específica. As áreas mais comuns abrangem a geriatria, pediatria, esportiva e neurológica. O tratamento não é realizado apenas na fase aguda, mas sim durante todas as etapas da recuperação do paciente.
Tratamentos
O médico fisiatra é capacitado em tratar as mais variadas doenças. A dor crônica, por exemplo, é um dos principais motivos para a procura desse especialista. Por meio de uma variedade de procedimentos é possível amenizar desconfortos causados por lesões lombares, cervicais, tendinites, osteoartrite, laborais, neuropáticas, etc.
Além disso, indica-se a Medicina Física e Reabilitação para pacientes com incapacidades provocadas por doenças neurológicas, paralisias causadas por lesões, doenças reumatológicas, patologias relacionadas a trabalho, lesões esportivas e desgastes causados na terceira idade.
De forma geral os pacientes mais frequentes nas clínicas de fisiatria se queixam de dores músculo esqueléticas, sequelas causadas por AVC, osteoporose, fraturas, hérnia de disco, bursites, paralisia cerebral e amputações.
O médico fisiatra, também pode indicar dispositivos que facilitam a mobilidade dos pacientes, prescrevendo órteses e próteses. O profissional também se utiliza de outras técnicas de reabilitação como terapia por ondas de choque, por exemplo.
Procedimentos como infiltração, agulhamento e bloqueios são realizados por esse profissional, independentemente da faixa etária do paciente. Afinal, não existem restrições de idade para o acompanhamento clínico de um fisiatra.
Equipe multidisciplinar
Para cada doença, existe um grande leque de possibilidades de tratamentos. Em uma lesão medular, por exemplo, uma equipe multidisciplinar é exigida para ponderar o melhor tipo de programa terapêutico a ser seguido. Esse grupo de profissionais, inclusive de outras áreas, são essenciais para a recuperação funcional do paciente. A fisioterapia, por exemplo, é uma especialidade que está constantemente associada à fisiatria.
Por isso a importância da cooperação entre as mais variadas áreas da saúde. A equipe multidisciplinar geralmente trabalha em colaboração em clínicas, hospitais e consultórios. O especialista em medicina física e reabilitação poderá liderar essa equipe ou auxiliar em qualquer tipo de consultoria.
Portanto, para o restabelecimento das funções físicas de um determinado paciente, é importante uma harmonia entre todos os profissionais responsáveis pelo tratamento. Não por menos, os resultados são muitos satisfatórios se comparados com um programa terapêutico centralizado em um só profissional.
Procedimentos
O médico fisiatra pode realizar uma série de tratamentos, ou até mesmo se especializar em um. Todos eles visam a recuperação dos pacientes de suas limitações físicas e dores crônicas.
No agulhamento seco, o profissional realiza um procedimento que causa alívio em casos de dor miofascial. Isso se dá por meio da inativação de pontos gatilhos.
A terapia por ondas de choque auxilia no abrandamento de desconfortos crônicos. É realizado por ondas de alta energia que contribuem para recuperação de tecidos lesionados, bem como para sua cicatrização e regeneração.
Bloqueios anestésicos e infiltrações articulares são outros tratamentos indicados para amenizar dores crônicas e transtornos provocados por limitações funcionais.
Ainda tem dúvidas? Ligue para (11) 2659-5004, mande um WhatsApp (11) 98534-0078 ou se preferir, agende uma avaliação agora mesmo pelo nosso formulário clicado aqui.