A partir de um simples cotonete colocado em contato com a mucosa interna da bochecha, é possível obter uma amostra do DNA e assim coletar informações preciosas sobre como o seu corpo particularmente se comporta em relação ao metabolismo de cada nutriente que você ingere.
Painel Genético Nutricional, você já ouviu falar?
A partir de um simples cotonete colocado em contato com a mucosa interna da bochecha, é possível obter uma amostra do DNA e assim coletar informações preciosas sobre como o seu corpo particularmente se comporta em relação ao metabolismo de cada nutriente que você ingere. Essas informações são usadas para gerar um mapa genético, no qual é possível avaliar a relação entre variações genéticas, metabolismo, alimentação e saúde.
Mas semelhante a qualquer mapa cartográfico, é preciso ter olhos treinados para lê-lo e assim, fazer a correta interpretação dos seus dados. Por exemplo, no caso da Obesidade os principais genes envolvidos do ganho de peso são PPARG, PPARa, UCPs e ADRBs, e ainda existem outras variantes. Para fazer a análise da correlação e interinfluência entre eles e os demais fatores envolvidos no ganho de peso (alimentação, estilo de vida) e assim traçar uma estratégia eficiente e ajustada as suas particularidades, é necessário que o profissional que está a frente da elaboração do seu Painel Genético Nutricional (PGN) alinhe conhecimentos de genética, de metabolismo e nutrição.
Fiz o teste, e agora? Marcadores genéticos são sentenças?
Os marcadores genéticos com variações de risco aumentado não são ultimatos, eles informam apenas a existência de uma chance aumentada de desenvolver uma determinada condição. Fatores ambientais como alimentação e nível de atividade física são essenciais para modular eventuais alterações genéticas, reduzindo ou aumentando o risco à saúde.
No caso ainda da Obesidade, é possível encontramos pessoas que desenvolveram a obesidade sem ter o componente genético de risco aumentado e por outro lado, pessoas que possuem esse risco genético mas não ativaram o gene devido a um comportamento multifatorial de cuidado com a saúde.
Em suma, a Nutrição de precisão é o futuro do cuidado com a alimentação e saúde, pois leva em consideração todos os fatores e condições específicas do seu organismo para traçar as estratégias adequadas de maneira totalmente personalizadas. Para o seu sucesso, o acompanhamento deve ser feito por um profissional de saúde capacitado a ler e entender esses mapas e assim, conseguir enxergar as opções para criar o Painel Nutrigenético adequado a você.
Ainda tem dúvidas ou quer saber mais? Ligue para (11) 2659-5004 ou mande um WhatsApp (11) 98534-0078. Ainda se preferir, agende uma avaliação agora mesmo pelo nosso formulário clicando aqui.