Quando analisamos os aspectos relativos ao desenvolvimento infantil, sabemos que a individualidade e o contexto de cada criança devem ser sempre levados em consideração. No entanto, o desenvolvimento da linguagem segue uma série de etapas relativamente previsíveis e geralmente ocorre de maneira progressiva. Vamos falar aqui um pouco sobre cada uma delas e o que podemos esperar observar nas crianças:
- Choro reflexo (0-2 meses):
Os bebês usam o choro como meio principal de comunicação para expressar necessidades básicas como fome, sono e desconforto. - Vocalizações (2-4 meses):
Aqui eles começam a produzir sons diferentes do choro habitual. Experimentam novos e variados sons usando a boca e a língua. - Risos e balbucios (4-6 meses):
A risada surge em resposta a estímulos, o bebê passa a apresentar o sorriso social. Começam a apresentar sequências vocais repetitivas, ao que chamamos de balbucios. - Aumento do Balbucio (6-10 meses):
Nesta fase, os bebês aumentam significativamente os balbucios, como "bababa" ou "dadada", independentemente do significado. - Primeiras palavras (10-14 meses):
Começam a pronunciar suas primeiras palavras com significado, geralmente associadas a pessoas próximas ou objetos familiares. - Boom do vocabulário (18-24 meses):
Vocabulário da criança cresce rapidamente. Elas começam a juntar palavras em frases curtas e simples, expressando suas necessidades e desejos. - Construindo Frases (2-3 anos):
As crianças começam a formar frases mais elaboradas, usando a palavra principal da frase como forma de transmitir as mensagens, omitindo ainda algumas palavras menos importantes. - Gramática e narrativa (3-4 anos):
A criança começa a usar formas gramaticais mais complexas, como plurais, pronomes pessoais, verbos no passado e futuro, e construir frases mais longas e desenvolvidas. - Linguagem mais elaborada (4-5 anos):
A criança desenvolve uma compreensão mais aprofundada das regras gramaticais, expandindo seu vocabulário e habilidades para contar histórias mais complexas. - Linguagem social e acadêmica (5 anos em diante):
A criança começa a usar uma linguagem de maneira mais eficaz em contextos sociais e acadêmicos. Eles desenvolvem habilidades de leitura e escrita, adquirindo vocabulário específico para diferentes áreas de interesse.
É importante notar que essas etapas são geralmente progressivas, mas o ritmo de desenvolvimento pode variar de criança para outra. Algumas crianças podem atingir essas etapas mais cedo ou mais tarde do que outras, e isso geralmente é normal. No entanto, se os pais têm preocupações sobre o desenvolvimento da linguagem de uma criança ou mesmo, se notam algo extremamente atípico é aconselhável consultar um fonoaudiólogo para avaliação e orientação adequadas.
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